Shiatsu

"Pressão do dedo" é o significado do termo japonês "Shiatsu", um método de tratamento que visa a manutenção e recuperação da saúde, através do reequilíbrio da rede energética do nosso corpo.

Shiatsu é uma terapia corporal que se serve do poder do toque e da pressão para promover a capacidade de auto-cura provocando um relaxamento profundo e uma sensação de bem-estar. Por vezes, é um processo dinâmico, outras, aparentemente estático, aplicando pressão e estiramento dos membros e tronco, amassando e libertando músculos contraídos e dando apoio a zonas debilitadas. Do ponto de vista de quem recebe, a massagem de Shiatsu é profundamente relaxante, embora revigorante, comunicando uma sensação de tranquilidade e a consciência de um contacto com cada zona do próprio corpo.

O Shiatsu entende o homem como um ser integral, como parte do Universo, cuja expressão é o somatório de componentes físicos, mentais e espirituais em constante relação com a natureza e com todos os seres humanos. Interessa-se pelas medidas de prevenção;  conserva o corpo saudável, flexível e equilibrado e controla as mudanças de energia que podem ser precursoras de doença.

Actualmente, a definição oficial dada pelo Ministério da Saúde e Bem-estar do Japão é a seguinte: “ A terapia Shiatsu é uma forma de manipulação executada com os polegares, com os dedos em geral e com as palmas das mãos, sem empregar nenhum instrumento, mecânico ou não, para exercer pressão sobre a pele humana, visando corrigir o mau funcionamento interno, promover saúde e tratar de doenças específicas".

Indicações:

Stress, cansaço, depressões, insónia, ansiedade, tensões, lombalgias, ciática, má digestão, prisão de ventre, falta ou excesso de apetite, fortalecimento do sistema imunológico, problemas no aparelho respiratório, problemas no ciclo menstrual, correcção postural, etc.

Preços:

Sentutoke - 30 euros
Domícilios - 40 euros